Isabela Falcon

Logomarca Isabela Falcon

6 mitos sobre a Constelação Familiar

6 mitos sobre Constelação Familiar sobre a fé e a religiosidade

Constelação familiar não tem a ver com crença, misticismo ou fé. Trata-se de um método de terapia breve desenvolvida a partir de conhecimento técnico terapêutico, psicanalítico e científico.

Por que é importante trazer esclarecimentos sobre a Constelação familiar?

A prática de constelação familiar, desenvolvida por Bert Hellinger, tem sido objeto de vários mitos e lendas, o que pode levar a uma certa desconfiança em relação a essa técnica terapêutica.

Entretanto, é importante esclarecer que esses mitos não têm base científica e são equivocados.

Neste sentido, é necessário esclarecer algumas informações, pois há desinformação por pessoas que apenas entram em contato com fragmentos de informações e já instituem juízo de valor.

1) Constelações Familiares é fé – MENTIRA

Um dos mitos mais comuns é de que a constelação familiar é uma técnica mística ou baseada em crenças espirituais.

Na verdade, a constelação familiar é uma técnica terapêutica sistêmica que busca compreender e resolver conflitos emocionais e familiares através de uma abordagem holística e sistêmica.

Bert Hellinger usou os conhecimentos já desenvolvidos sobre teoria dos campos mórficos para compreender que há conexões energéticas entre indivíduos de sistemas familiares.

Além disso, ele também compreendeu que a epigenética traz esclarecimentos sobre essas conexões e heranças transgeracionais marcadas no DNA humano.

O que são os campos mórficos?

Os campos mórficos e a epigenética traz conceitos científicos que fundamentam as Constelações Familiares desenvolvida por Bert Hellinger e Isabela Falcon consteladora usa esses conceitos com psicanálise em Curitiba

A teoria dos campos mórficos é uma teoria proposta pelo biólogo britânico Rupert Sheldrake, que sugere que existem campos não físicos, mas sutis, que influenciam o comportamento e as características de seres vivos e sistemas em todo o universo.

Esses campos, conhecidos como “campos mórficos”, funcionam como uma memória coletiva que conecta todos os seres vivos e sistemas entre si e com seu passado.

A constelação familiar é uma terapia sistêmica familiar baseada na teoria dos campos mórficos, que busca resolver questões familiares e emocionais enraizadas através da representação simbólica dos membros de uma família.

Ao criar uma representação visual de uma família ou sistema, a constelação busca identificar padrões repetitivos e trazer à tona questões reprimidas que podem estar afetando o presente.

Constelação Familiar e a epigenética

Constelações Familiares são uma dinâmica terapêutica que pode ser de caráter em grupo ou individual e assim constelam em Curitiba

A constelação familiar não é baseada em crenças, fé ou misticismo, mas sim em evidências científicas baseadas na epigenética.

A epigenética é o estudo da maneira como a influência ambiental pode afetar a expressão gênica de uma pessoa, ou seja, como o meio ambiente pode influenciar o comportamento e as características de uma pessoa.

De certa forma, a epigenética mostra também que há informações no gene transmitido para as gerações futuras sobre experiências das gerações passadas quando compreendemos as dinâmicas dos sistemas familiares.

A constelação familiar usa essas descobertas científicas sobre a epigenética para ajudar as pessoas a entender como padrões familiares e emocionais podem ser transmitidos de geração a geração e como podem ser libertados.

2) Constelação Familiar é mediunidade – MENTIRA

Certamente, o conceito espírita da mediunidade não se encaixa neste método breve de terapia. Isso é mentira.

Quem lida com essa visão, com certeza, não percebe que o vínculo terapêutico não está na espiritualidade, mas na identificação de sinais sobre o comportamento, atitude e interação do indivíduo com seu sistema familiar.

Há consteladores que usam a religião como parte do método de mediar, mas isso é de responsabilidade deles e da forma como eles relacionam o conhecimento científico com o emprego terapêutico.

Cuidado com os falsos profetas

É importante ressaltar que as Constelações Familiares não são instrumento de religiosidade, magia, misticismo ou doutrinação.

Constelar é um método terapêutico vinculado diretamente a laboratórios psicanalíticos desenvolvidos por diversos terapeutas pelo mundo.

Ainda há bastante necessidade de se desenvolver literatura mais qualificada sobre o assunto, mas há experiências registradas que trazem a defesa das Constelações Familiares como alternativa bastante eficiente ante dificuldades dos métodos de abordagem terapêutica tradicionais.

3) Constelação Familiar é um atendimento muito caro – MENTIRA

Há também a ideia de que a constelação familiar é uma técnica muito cara e inacessível.

No entanto, a constelação familiar pode ser acessível a todas as pessoas, dependendo do profissional escolhido e do tipo de atendimento procurado.

É importante destacar que a constelação familiar é uma técnica terapêutica séria e respeitada, que tem sido utilizada com sucesso por profissionais de saúde mental e por indivíduos buscando soluções para problemas emocionais e familiares.

Ao buscar a constelação familiar como método terapêutico, é fundamental escolher um profissional capacitado e especializado.

Agendamentos para horários sociais

Existem inúmeras oportunidades para experienciar as constelações familiares.

Uma delas é agendar horário com Isabela Falcon usando as janelas de atendimentos sociais. Inscreva-se se quiser fazer parte da fila de espera dos horários sociais desta terapeuta.

4) Constelação Familiar cura todos os traumas emocionais – MENTIRA

Assim como outras terapias sensoriais, a Constelação Familiar pode auxiliar processos terapêuticos, mas afirmar que ela cura tudo é mentira.

Terapias sensoriais são métodos pouco ortodoxos mas ainda estão baseados em processos técnicos e científicos. Qualquer terapia baseada em crença deixa de ter lastro com a realidade.

Nenhuma terapia resolve problemas baseado em algum tipo de magia ou de resposta para o trauma.

Esperar cura sobre o processo terapêutico é alimentar crenças.

As Constelações Familiares não tratam disso. Ela é uma terapia de caráter breve, mas que traz responsabilidades bem profundas com a maneira de encarar a realidade.

5) Constelações Familiares forçam o perdão – MENTIRA

Há certos profissionais que usam os princípios das Constelações Familiares pra pregar questões delicadas como o perdão, no entanto, sem compreender os mecanismos e as dinâmicas que fundamentam essa terapia breve.

Mas, isso não é o fundamento terapêutico das Constelações.

Quem prega isso, quem pratica isso, com certeza, está usando de forma maliciosa ou para benefício próprio o método.

Não existe a pressão para se praticar qualquer tipo de perdão. Isso pode acontecer em processos de mediação na justiça. A Constelação Familiar não exige nada, muito menos força perdão.

Inclusive, o processo de perdoar tem toda uma dinâmica segura para que a pessoa possa lidar com questões complexas e delicadas, principalmente, vinculadas a traumas.

6) É fácil ser um constelador familiar – MENTIRA

Para obter a formação de constelador familiar, a pessoa precisa passar por um extenso processo de formação terapêutica. Nem todos estão aptos a exercer essa profissão e nem todos têm a formação profissional para tal exercício.

Tal como a formação em psicanálise, pois requer um longo período de aprendizado técnico, o constelador também precisa passar por um processo técnico de aprendizado.

A formação profissional também conta. Afinal de contas, não é todo mundo que tem os arcabouços fundamentais para praticar e exercer o mediador de uma constelação familar.

Há de ser ter responsabilidade sobre esse método. Há de se ter experiência e ser um profundo estudioso dos métodos pertinentes. Há de se ter leituras específicas, aulas específicas, cursos com consteladores reconhecidos pela sociedade e horas extensas como aprendiz, cliente e terapeuta assistido.

Como encontrar os melhores terapeutas?

Assim como outros segmentos, a indicação é um instrumento poderoso para encontrar os melhores consteladores e terapeutas. Caso isso não aconteça, pesquisa sobre os consteladores mais qualificados nas redes sociais.

6 mitos sobre Constelações Familiares sobre a fé e a religiosidade
Isabela Falcon faz atendimentos também por WhattsApp. Agende uma consulta.

Quem é Isabela Falcon?

Isabela Falcon é psicanalista, consteladora e psicopedagoga de grande experiência. Já atendeu mais de 1000 clientes e hoje se dedica aos estudos psicanalíticos desenvolvendo a técnica da análise sistêmica.

Com grande experiência e inúmeros atendimentos terapêuticos usando a psicanálise desde o início dos anos 2000, Isabela hoje traz abordagens singulares únicas com a Constelação Familiar como método racional e científico.

Isabela Falcon fala sobre a dificuldade de ter todos os dias um bom dia. Nem sempre é sobre isso e está tudo bem.

Sediada em Curitiba, Isabela Falcon também faz atendimentos em psicanálise e Constelação Familiar Online usando as ferramentas de interação virtual como whattsapp e google meeting.

Com clientes em muitas partes do Brasil e do mundo, Isabela se torna uma grande referência em Constelações Familiares.

Agende uma consulta com Isabela Falcon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *