As Constelações com bonecos é um método lúdico criado para representar aquilo que é subjetivo diante os processos terapêuticos de Constelações Familiares.
Índice desta Postagem:
Quem criou as Constelações com Bonecos?
Sieglinde Schneider, psicóloga e psicanalista, criou o método contemplando a necessidade de materializar ao cliente de uma Constelação Familiar individual tal representação de um sistema familiar.
Tanto ela quanto seu marido, Jakob Schneider, foram alunos de Bert Hellinger e ajudaram a disseminar pelo mundo a técnica desenvolvida pelo alemão.
É importante ressaltar que a Constelação Familiar não é vinculada a crendice, mito, fé ou mágica.
Trata-se de um método vinculado a estudos psicanalíticos que Hellinger promoveu em laboratórios levando em consideração reflexões científicas vinculadas a epigenética, campos mórficos e outros elementos de caráter físico, biológico e químico.
Desta forma, diante um atendimento individual, a pessoa pode usar essa ferramenta para construir visualidade e materialidade a pensamentos abstratos e subjetivos diante a representação do seu sistema familiar.
Constelações com Bonecos ou na água
Você pode entender melhor assistindo à entrevista que Isabela Falcon fez com Olinda Guedes falando sobre esse tema.
Certamente, antes da utilização dos bonecos, a representação dos membros da família durante a terapia era feita com pessoas em pé, o que tornava a dinâmica mais formal e rígida.
Constelações Familiares é uma ferramenta psicanalítica
Assim como outras técnicas, a Constelação Familiar é um instrumento para análises psicanalíticas. Hellinger dizia sempre que as interações eram baseadas em sua leitura sobre a obra de Freud e outros psicanalistas.
As Constelações com bonecos se assemelham a técnica de terapia gestalt, que busca trazer para o consciente aspectos inconscientes da pessoa.
Certamente, você entenderá melhor compreendendo aquilo que uma cliente de Isabela Falcon deixou como testemunho:
As Constelações com bonecos são uma técnica efetiva e lúdica de representar relações familiares durante a terapia, criada por uma aluna de Bert Hellinger, ou seja, Sieglinde Schneider que se assemelham à técnica de terapia gestalt. A prática pode ser muito efetiva para pessoas que buscam compreender e mudar dinâmicas familiares.
As cartas de Constelação Familiar
Outro instrumento bastante usado em terapias e sessões de Constelação Familiar são as cartas, ou seja, jogo de frases que podem representar também interações no atendimento individual.
Quem pode fazer as Constelações com bonecos
Qualquer pessoa pode participar das Constelações com Bonecos. O mediador (constelador) define com seu cliente a melhor abordagem.
Certamente, seja pelas constelações familiares em grupo, seja por outro mecanismo ou dinâmica, o constelador tem total capacidade de compreender aquilo que possa ajudar a cliente a encontrar os emaranhados de seu sistema familiar.
Quem é Isabela Falcon?
Isabela Falcon é psicanalista, consteladora e psicopedagoga de grande experiência. Já atendeu mais de 1000 clientes e hoje se dedica aos estudos psicanalíticos desenvolvendo a técnica da análise sistêmica.
Com grande experiência e inúmeros atendimentos terapêuticos usando a psicanálise desde o início dos anos 2000, Isabela hoje traz abordagens singulares únicas com a Constelação Familiar como método racional e científico.
Isabela Falcon fala sobre a dificuldade de ter todos os dias um bom dia. Nem sempre é sobre isso e está tudo bem.
Sediada em Curitiba, Isabela Falcon também faz atendimentos em psicanálise e Constelação Familiar Online usando as ferramentas de interação virtual como WhatsApp e google meeting.
Com clientes em muitas partes do Brasil e do mundo, Isabela se torna uma grande referência em Constelações Familiares.
Agende uma consulta.