Isabela Falcon

Logomarca Isabela Falcon

Como quebrar padrões familiares?

Quebrar padrões familiares traz melhores condições para o processo terapêutico que usa a Constelação Familiar em Curitiba

Quebrar padrões familiares é uma estratégia muito eficiente para superar traumas, conflitos e até dificuldades individuais diante a aplicação da Constelação Familiar em seu processo terapêutico.

Certamente, as relações familiares podem ser complexas e desafiadoras, muitas vezes, os conflitos que enfrentamos dentro de nossa família podem afetar nossas vidas e relacionamentos.

Quebrar padrões familiares

Não se trata de crença, misticismo ou fé. Somos influenciados, diretamente, por nossa herança transgeracional. Há estudos avançados sobre a epigenética e esse prisma fundamenta também essa reflexão.

Desta forma, é relevante entender a dinâmica do sistema familiar para compreender como emaranhados influenciam sua realidade.

Bert Hellinger, fundador das Constelações Familiares, entendia que nossas famílias possuem um forte efeito em nossa vida e bem-estar. Através de sua técnica terapêutica, ele ajudava as pessoas a identificar e quebrar padrões familiares disfuncionais.

Constelação familiar explica como quebrar padrões familiares?

A técnica é baseada na ideia de que as dinâmicas familiares podem ser a causa raiz dos problemas de uma pessoa. Hellinger acredita que a consciência do sistema familiar é crucial para a compreensão dos desafios de uma pessoa.

Seus métodos podem ajudar as pessoas a identificar as dinâmicas ocultas e padrões disfuncionais que se desenvolvem em famílias ao longo do tempo.

Seja em sessão individual ou em grupo, ao abordar essas dinâmicas familiares, a técnica de constelações familiares de Hellinger ajuda as pessoas a se libertarem de seus padrões disfuncionais.

Isso pode levar a mudanças positivas em sua vida, especialmente em relacionamentos pessoais e profissionais.

pedras de diferentes tamanhos simbolizam quebrar padrões familiares, uma vez que elas estão alinhadas como um sistema familiar e sendo iluminadas pelo sol no horizonte.
Quebrar padrões familiares ajudam a buscar compreensão sobre a sua saúde emocional e diminuir a influência de emaranhados que possam estar na sombra deste sistema familiar.

Exemplos de como quebrar padrões familiares

Um caso exemplar é apresentado no livro “A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho“, de Bert Hellinger, em que uma mulher sofria de uma dor constante em seu braço.

Após várias sessões de constelações familiares, ela descobriu que essa dor estava enraizada em um segredo familiar que sua mãe havia guardado.

Ao abordar esse segredo, a dor da mulher foi embora permanentemente.

Outro caso interessante é apresentado em “No Centro Sentimos Leveza“, de Bert Hellinger, em que um homem apresentava problemas para se relacionar com sua parceira.

Após uma sessão de constelações familiares, ele descobriu que esse problema estava relacionado ao fato de que ele havia substituído seu irmão que havia morrido em um acidente.

Ao reconhecer o seu papel na família, ele conseguiu se libertar e melhorar seu relacionamento.

Como a constelação familiar contribui?

As constelações familiares podem ser feitas em grupo ou individualmente.

O processo começa com uma breve conversa com o terapeuta para discutir o problema. A partir daí, a pessoa é convidada a escolher pessoas para representar membros da sua família.

Em seguida, os representantes são colocados em uma posição no espaço que representa a dinâmica familiar. Através desse processo, as dinâmicas ocultas podem ser reveladas e trabalhadas para alcançar um novo equilíbrio.

As constelações familiares de Hellinger podem ser úteis para pessoas que desejam entender melhor suas dinâmicas familiares e superar padrões disfuncionais.

Com a ajuda dessa técnica, é possível encontrar soluções para problemas que antes pareciam impossíveis de resolver.

Mais um exemplo sobre quebrar padrões familiares

Um exemplo de emaranhado familiar ligado à traição conjugal é descrito no livro “A Simetria Oculta do Amor“, de Bert Hellinger.

O autor narra o caso de uma mulher que, durante uma constelação familiar, descobriu que seu pai havia sido um homem infiel e que essa traição havia sido passada de geração em geração, afetando também suas relações amorosas.

Durante a constelação, a mulher pôde visualizar como a infidelidade do pai havia gerado um emaranhado de culpa e vergonha na família, levando-a a repetir o padrão em seus próprios relacionamentos. Ao tomar consciência desse padrão, ela pôde romper com ele e encontrar um novo caminho em sua vida amorosa.

Quebrar padrões familiares traz melhores condições para o processo terapêutico que usa a Constelação Familiar com Isabela Falcon
Quebrar padrões familiares traz melhores condições para o processo terapêutico que usa a Constelação Familiar com Isabela Falcon

Consequências depois de quebrar padrões familiares

  1. Maior liberdade e autonomia: ao quebrar padrões familiares, as pessoas são capazes de se libertar de papéis e expectativas impostas pela família, permitindo uma maior autonomia em suas escolhas e decisões.
  2. Melhora na saúde emocional: a constelação familiar, prática que pode auxiliar na quebra de padrões familiares, pode ajudar a lidar com traumas, crenças limitantes e emoções reprimidas, promovendo um maior equilíbrio emocional.
  3. Fortalecimento dos relacionamentos: a quebra de padrões familiares pode permitir que as pessoas se conectem de forma mais autêntica e saudável com seus familiares, criando laços mais verdadeiros e duradouros.
  4. Maior autoconhecimento: ao questionar e quebrar padrões familiares, as pessoas são incentivadas a se conhecerem melhor e a entenderem como a dinâmica familiar afeta suas vidas, proporcionando um maior autoconhecimento.
  5. Possibilidade de resolução de conflitos: a constelação familiar pode ajudar a identificar padrões de conflito na dinâmica familiar e a encontrar soluções para resolvê-los, promovendo uma maior harmonia no convívio familiar.
  6. Quebra de ciclos negativos: muitas vezes, padrões familiares negativos são transmitidos de geração em geração. Ao quebrá-los, é possível interromper ciclos destrutivos e promover mudanças positivas para as futuras gerações.

As obras de Bert Hellinger e Joan Garriga são importantes referências para a prática da constelação familiar e para a compreensão dos efeitos positivos da quebra de padrões familiares.

Hellinger enfatiza a importância de honrar e respeitar as ordens do amor na família, buscando uma harmonia e equilíbrio na dinâmica familiar. Já Garriga aborda a necessidade de se compreender e integrar diferentes partes de si mesmo e da própria história familiar para alcançar uma maior plenitude e felicidade.

Quem é Isabela Falcon?

Isabela Falcon é psicanalista, consteladora e psicopedagoga de grande experiência. Já atendeu mais de 1000 clientes e hoje se dedica aos estudos psicanalíticos desenvolvendo a técnica da análise sistêmica.

Com grande experiência e inúmeros atendimentos terapêuticos usando a psicanálise desde o início dos anos 2000, Isabela hoje traz abordagens singulares únicas com a Constelação Familiar terapia como método racional e científico.

Isabela Falcon fala sobre a dificuldade de ter todos os dias um bom dia. Nem sempre é sobre isso e está tudo bem.

Sediada em Curitiba, Isabela Falcon também faz atendimentos em psicanálise e Constelação Familiar Online usando as ferramentas de interação virtual como WhatsApp e google meeting.

Com clientes em muitas partes do Brasil e do mundo, Isabela se torna uma grande referência em Constelações Familiares.

Agende uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *